LEMA

LEMA DE DEZEMBRO

" O nosso Deus é misericordioso e bondoso. Ele fará brilhar sobre nós a sua luz e do céu iluminará todos os que vivem na escuridão da sombra da morte, para guiar os nossos passos no caminho da paz." (Lucas 1. 78-79)

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Pastor Hugo vai à Câmara

Em sessão especial no dia 9 de dezembro, dedicada ao Dia da Bíblia, o pastor Hugo Solano Westphal fez pronunciamento na Câmara de Vereadores de Blumenau. Ao divulgar a importância da Bíblia, o pastor Hugo contou a história da coletânea de livros que deu origem à Bíblia que hoje conhecemos.

“A leitura da bíblia foi introduzida na Câmara de Vereadores pelo ex-vereador Ivo Hadlich, que sugeriu a criação do Momento Bíblico, feito até hoje”, lembrou o pastor em seu discurso. Além de mencionar a história da origem da Bíblia, o pastor Hugo trouxe à Casa Legislativa o antigo e o novo testamentos nas línguas originais: hebraica e grega, respectivamente.

“A Bíblia levou praticamente mil anos para ficar pronta e, aos poucos, foi traduzida para outras línguas. Os primeiros cinco livros do Antigo Testamento foram traduzidos por 72 sábios em 72 dias”, informou. Segundo o pastor, a segunda tradução foi feita para o Latim, conhecida como Vulgata, considerada a versão de acesso para todas as pessoas, tendo em vista que na época o Latim era a língua mais falada. “É um documento de peso na história da humanidade. Foi traduzida para o alemão por Martim Lutero. Com a sua tradução, ele criou o alemão moderno através desta tradução”, concluiu.

Um comentário:

  1. Olá Clóvis!
    É certo que não tens como lembrar de mim, mas eu lembro de ti. Fui um jovem luterano de Indaial. Atuavas nas juventudes. Cursei teologia em São Leopoldo, onde me formei em 1995. Fiz estágio em Pomerode com o Jorge Teodoro Dieterich. Fui aluno de Brakemeier, Walter Altamann. Não sou pastor. Desrespeitei Lutero: a filosofia falou mais alto. Ela não é prostituta; Lutero sabia pouco para poder falar de Aristóteles e Aquino. Aqui está comigo Paul Johannes Tillich, sobre quem, aliás, escrevi minha Dissertação em filosofia na UFSC.
    Abraço Brother

    ResponderExcluir